sábado, 10 de novembro de 2007

Mundial Feminino de Futsal é lançado oficialmente em Vitória


Vitória (ES) – Foi lançado oficialmente no dia 07/11 (quarta feira), no auditório do Hotel Aruan, na Praia de Camburi, nesta cidade, o 1º Campeonato Mundial Universitário Feminino de Futsal. Será a primeira edição de um campeonato mundial de futsal de mulheres em toda a história da modalidade. Disputarão 16 seleções, divididas em quatro grupos, com quatro componentes cada. O evento acontecerá no ano que vem, no mês de setembro, dentro das festividades de aniversário de Vitória.
Estiveram presentes na cerimônia de lançamento do Mundial, dentre outros, o secretário de Esportes de Vitória, Guilherme Filgueiras; o secretário de Esportes do Governo do Estado, Maurício Ribeiro; o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Ataíde Cabral; o vice-presidente de competição da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Affonso Covello Netto, dirigentes da Federação Universitária de Esportes Capixabas (Fuec) e representantes das entidades que disputam em Vitória até sexta-feira a Liga Universitária de Futsal.
O secretário de Esportes do Governo do Estado, Maurício Ribeiro não escondeu a satisfação de o Espírito Santo ter sido escolhido para sediar um torneio de amplitude internacional. "Temos certeza de que não faltará empenho tanto do Estado quanto da Prefeitura de Vitória para criarmos uma estrutura invejável, que faça com que os atletas levem uma ótima imagem da competição", disse.
Guilherme Filgueiras, secretário de Esportes de Vitória, disse que o Mundial projetará a cidade para todo o mundo, além de contribuir para a integração dos povos. "Ficamos felizes de o esporte contribuir para levar uma mensagem de paz. Esperamos que os ginásios estejam cheios e que o torneio motive os mais jovens a praticar o esporte", disse.
O presidente da CBDU, Luciano Ataíde Cabral destacou que o Brasil não perderá a oportunidade de mostrar para o mundo que tem totais condições de realizar grandes eventos. "Nossa responsabilidade é muito grande. Afinal vários países pleitearam o Mundial e abriram mão assim que lançamos nossa candidatura. Em Portugal, já foi publicada até uma matéria destacando a cidade de Vitória. Vamos fazer um evento marcante e de qualidade", afirmou.
O vice-presidente da CBFS, Affonso Covello Netto disse que o Mundial contribuirá para que o futsal intensifique a sua caminhada para ser reconhecido como esporte olímpico. "Temos que incentivar o futsal feminino no mundo. O número de praticantes tem que crescer e, se possível, se equivaler ao masculino para sermos reconhecidos, em curto prazo, como esporte olímpico. Portanto, não faltará empenho da CBFS para que este evento seja um grande sucesso", comentou.
O presidente do comitê organizador do Mundial, Roberto Maldonado, disse que a competição trará ao Estado cerca de 500 pessoas, que permanecerão durante, pelo menos, dez dias. "Para se ter idéia teremos transmissão internacional pela televisão para quase todo o mundo. Utilizaremos, pelo menos, quatro ginásios e teremos que estudar desde já a infra-estrutura de hotéis e transporte. Será um trabalho árduo até setembro do ano que vem. Queremos que o Mundial seja o maior evento que Vitória e Espírito Santo já sediaram", comentou.

O Mundial será uma realização da Federação Internacional de Esporte Universitário (Fisu) e da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).

Nenhum comentário: